CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA DE TERRA FIRME 2017
Individual - Por Clubes - Por Seleções Estaduaid

De ordem do Sr. Presidente,

Senhores,

Para que ninguém diga que não teve tempo de preparar-se, aqui é publicado o Projeto do REGULAMENTO ( Ainda sujeito a aperfeiçoamentos) deste que deverá ser o maior campeonato deste ano, continuando a mostrar a pujança de organizadores e participantes da Região N NE, onde esta havendo progresso sensível decorrentes do PAC N/NE da CBPDS.

A Organização local deve repassar urgente a CBPDS os meios de hospedagem, etc. em ILHEUS - BA para que todos possam comprar suas passagens desde já parcelando no cartão e obtendo preços melhores e lugares, porque nosso Brasileirão será em cima do feriadão de setembro

 

REGULAMENTO PARTICULAR

1- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

O CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRAS FIRME 2016 (Surf-casting) é sediado pelo Estado da Bahia, Cidade de Ilhéus, através da FBAPAS e seus Clubes filiados, responsável pelo apoio logístico no Município sede, duas provas na Praia fronteira a cidade , com apoio do Governo Municipal ILHEUS, com Hotel sede AINDA A SER INDICADO , sendo integrante do Calendário Desportivo Nacional Brasileiro ocupante do período de 07 a 10/09/2017, respaldado pela REGPTF excetuando-se qualquer de suas normas que contrariem este Regulamento Particular e será arbitrado na forma da Lei dirigido pela CBPDS - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS , sendo regido por este Regulamento Particular e arbitrado pelo Presidente Nacional da CNA - Comissão Nacional de Arbitragem, Sr. Irineu J. Kloeckner.

2 - DA DEFINIÇÃO

As provas que constituem este Campeonato são tecnicamente definidas da seguinte forma:

A - Modalidade - pesca de linha em praia de água salgada

B - Natureza - variada

C - Estilo - arremesso de fundo

3 - DOS CONCORRENTES , SUA APRESENTAÇÃO E INSCRIÇÃO:

Poderão participar através de seus clubes individualmente Atletas-Pescadores de ambos os sexos, cadastrados na CBPDS como tal por seus Clubes possuidores de Alvará desportivo 2017 da CBPDS de todos os Estados nas seguintes categorias: Masculino - Feminino, , Master (mais de 50 anos) e Sênior (mais de 60 anos), SENDO OPCIONAL À CRITERIO DO CLUBE DO ATLETA A REVERSÃO DE CATEGORIA NESTE CAMPEONATO..

A INSCRIÇÃO DO CLUBE OBEDECERÁ AS SEGUINTES FASES:

3.1 – O Clube candidato a participar do Brasileiro até 22 de MAIO de 2017 deverá fazer chegar na CBPDS, POR OFICIO a Ficha de Inscrição padronizada com o rol dos atletas que o representarão, nas categorias MASCULINO - FEMININO - MASTER e SENIOR com seu nome completo, categoria, Xerox da carteira da CBPDS e numero do CPF e entre os inscritos A FEDERAÇÃO definir os 5 CINCO homens e 3 MULHERES que constituirão a SELEÇÃO ESTADUAL ..

3.2 – O Clube para estar apto para inscrever-se no CAMPEONATO BRASILEIRO não poderá deixar de incluir no Calendário Desportivo Nacional Brasileiro TODAS AS PROVAS QUE REALIZAR EM SEU ESTADO, á partir de 20.03.2017 estando todos autorizados previamente a participarem das provas abertas tradicionais da Região N NE que são realizadas em SE e AL.

3.3 – OBSERVAÇÕES

CONSIDERANDO: – Tratar-se o presente Campeonato Brasileiro de evento oficial da CBPDS com característica individual e disputa do titulo de CAMPEÃO BRASILEIRO e seguintes das categorias: Masculino, Feminino. Master e Senior, integrado no Projeto PAC-PESCA N/NE da CBPDS, que já provou ser um êxito pelo desenvolvimento trazido a região e continua é DIREITO de todos os atletas amadores filiados participar, no interesse maior do desporto.

Nos Estados em que existem Federações regulares filiadas a CBPDS os clubes neles sediados só poderão enviar suas inscrições se estiverem regularmente filiados as mesmas e de posse do Alvará desportivo de 2017 e através das mesmas cujos presidentes deverão firmas juntamente as fichas de inscrição..

CADA FEDERAÇÃO ESTADUAL DEVERÁ INSCREVER 05 HOMENS (Masculino) e 03 MULHERES (Feminino) PARA DISPUTAR O CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS QUE CORRERÁ EM PARALELO COM O DE CLUBES E OS INDIVIDUAIS TENDO PONTUAÇÃO DISTINTA

HIPERLINK DA FICHA DE INSCRIÇÃO

3.5 - VETOS : NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE :

3.6 - De Pescadores que tenham sido ativistas como dirigentes ou promotores de qualquer ONG que se contraponha a direção nacional da pesca pela CBPDS ou suas Federações filiadas, filiados a essas organizações ou a partir de 11.02.2017 participem de qualquer atividade. O clube que admitir qualquer uma dessas pessoas em suas provas perde seu direito de participação, o titulo de Clube do Ano e outras benesses da CBPDS (Ex. presentes natalinos).

3.7 - Qualquer atleta que participar em 2017 após 11.03 , de Gincanas não liberadas pela CBPDS estará fora do o Brasileiro e for descoberto esse tipo de participação, será excluído do Campeonato sem direito de devolução da taxa de inscrição porventura já paga. O mesmo critério se aplicará aquele que promover de qualquer forma a realização de competições não integrantes do Calendário Nacional inclusive pela Internet, por serem prejudiciais a organização desportiva oficial de Clubes, Federações e da CBPDS, inclusive desviando valores desportivos e eventuais patrocinadores do sistema desportivo oficial brasileiro de alto rendimento.

3.8- Para ser sorteado o atleta deverá ter entregue xerox de sua LICENÇA DE PESCA atualizada a CBPDS e portar a original nas provas.

4 - DA DURAÇÃO DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro composto por duas provas terá a duração de 4 horas e 30 minutos cada uma, , principiando e terminando com um sinal sonoro (morteiro).

5- DA RAIA E DOS BOXES

A raia de pesca será dividida em tantos boxes quanto for o nº de Atletas inscritos sequencialmente por categoria. Os boxes serão numerados em ordem crescente da esquerda para a direita de quem olha para o mar, sendo o sorteio dos boxes realizado previamente no CONGRESSO TÉCNICO que será realizado no local SEDE sob comando do Presidente da CNA-BRASIL e haverá uma mudança de setor após 02 (duas) horas de prova tanto na 1ª quanto na segunda etapa com trinta minutos de intervalo para a troca e as categorias disputarão separadas em raia sequencial para maior igualdade.

5.1 - Paratletas cadeirantes não sortearão e serão alocados no box fronteiro a entrada da raia que mais facilite seu desempenho e terão direito a um assistente para ajuda-los em seus deslocamentos e transporte de equipamento.

6 - DO EXERCÍCIO DA PESCA

A pesca será efetuada exclusivamente dentro do boxe demarcado para cada Atleta , que terá o mínimo admitido pela REGPTF, podendo ser aumentada por determinação do Árbitro titular em função de tempo, vento e mar, não podendo o concorrente ocupar ou passar para outro boxe, mesmo que esse esteja desocupado (exceto para recolher uma peça fisgada, quando todos os demais pescadores deverão facilitar a captura do peixe). Cada pescador deverá utilizar por vez uma só vara de pesca, podendo manter (em distancia da conveniência do concorrente dentro do box), até outras 02 (duas) montadas com dois anzóis iscados cada uma. Serão válidos os peixes capturados dentro da TABELA DE TAMANHOS MINIMOS VIGENTE e os que nela não constarem devem ter no mínimo 15 (quinze) centímetros, excetuando os Baiacus , Maria da toca, Macacos, Mamareis, Farnangaios, raias e cações. Os peixes capturados por dois ou mais pescadores, serão colocados à parte até o final da prova para posterior divisão dos pontos entre aqueles que o capturaram pela boca, os peixes deverão ser colocados em baldes de propriedade dos atletas, com água visando sua conservação (os recipientes deverão ficar à vista dos fiscais). Os ferrões dos bagres e porcos (Cangulos) terão de ser cortados na base sem deixar cotoco (critério da CNA) antes de lacrar-se o saco do Atleta na oportunidade DO RODIZIO e ao final de cada prova ou o peixe não será válido. Peças acima de 3 Kg disporão de prorrogação de até 20 minutos para recolher a peça, não o fazendo a mesma será nula.

Devido as características da praia , os suportes de vara (secretarias/esperas) devem ser mantidos acima da linha d'água correspondente ao avanço das ondas, admitindo-se que durante o recolhimento o atleta se posicione entre as linhas do recuo e do avanço.

É proibido sob pena de nulidade das peças da etapa entrar na água.

6.1 - Os Atletas do Brasileiro estão obrigados ao uso do uniforme oficial de seus clubes para poder pescar e receber premiação. O Atleta que não se apresentar com uniforme (Bermuda/calça- Camisa (manga curta ou comprida) - Boné) perde os pontos e a premiação passa para o classificado seguinte. O Boné sem propaganda, modelo UV da Marcatto usado pela Seleção Brasileira de Surf-casting esta liberado para uso.

6.2 - O Atleta que depois da demarcação da raia treinar no local ou fizer arremessos na água (mesmo sem anzóis) será sumariamente desclassificado.

6.3 - O atleta que arremessar invadindo a área correspondente ao box alheio, ou que a invasão seja provocada por avanço da correnteza, é obrigado a recolher a linha para fazer novo arremesso (Art. 12.8 da REGPTF).

6.4 - Só o concorrente pode transportar seus equipamentos para o setor de pesca e no rodízio, à exceção dos com problema físico comprovado perante a arbitragem no Congresso Técnico dia 07.10 na forma do Art. 12.2 da REGPTF.

7 - DA PESAGEM

O inicio da prova, fim e inicio das etapas para o rodízio e fim da prova em cada dia serão determinados por explosão de morteiros. Ao término da etapa para o rodízio e ao fina prova o saco de peixe deve ser LACRADO e conduzido imediatamente pelo Atleta até o local onde estará o recipiente coletor destinado a cada categoria de onde A ORGANIZAÇÃO fará o transporte para a PESAGEM.

Os atletas sob pena de desclassificação devem entrar e sair da praia exclusivamente pela entrada da raia determinada no Congresso Técnico, proibido durante a prova sair da praia.

8 - DO MATERIAL DE PESCA

O material de pesca permitido é o seguinte:

- Varas de pesca de tamanho livre

- Carretilha ou molinete de qualquer tipo ou procedência

- Até 02 (DOIS) ANZÓIS convencionais de ponta única de tamanho minimo 07 mm pelo gabarito da CBPDS.

- Linha livre.

- Chumbadas de peso superior a 50 gramas - Haverá pesagem com balança de precisão de 01 grama pela arbitragem durante a prova a critério da arbitragem, se o chumbo não tiver 50 gramas os peixes da etapa serão anulados.

- Anzóis - tamanho mínimo 07 mm medida da ponta a haste pelo Gabarito da Confederação Mundial de Pesca, se o anzol "passar" (critério do Árbitro) os peixes da etapa serão anulados. Só o gabarito com o símbolo da CBPDS e por ela fabricado que contem sua logomarca é aceito para aferimento dos anzóis.

- bicheiros e puçás

- Esperas livres

- Até dois flutuadores de no máximo 15 mm por chicote .

- BALDE OBRIGATÓRIO (De responsabilidade do concorrente trazer, deve ser mantido permanentemente com água do mar)

OBS: A ORGANIZAÇÃO FORNECERÁ SACOS PLÁSTICOS A TODOS.

9 - DAS ISCAS

A isca que é responsabilidade de cada concorrente trazer será exclusivamente o camarão morto introduzido dentro da raia inteiro, admitindo-se estar sem cabeça e descascado. É proibido sob pena de desclassificação sumária adicionar produtos químicos, aromáticos ou óleos às iscas.

10 - DA ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO

Será exercida pelo Árbitro Presidente Nacional da CNA assistido por componentes do CLUPESIL por ele aceitos como Assistentes.

O Árbitro poderá a qualquer tempo exercer sua função, fazendo revistas na entrada e saída da raia, medindo anzóis com o GABARITO OFICIAL DA CBPDS identificado com o logo da Confederação ou pesando chumbadas com balança de precisão, sendo proibido ter na praia anzóis e chumbos fora das medidas regulamentares, sendo suas decisões são irrecorríveis.

OBS: Eventuais constatações de infrações técnicas ou disciplinares / conduta devem ser relatadas pelos auxiliares da arbitragem ao Árbitro titular durante a competição, não tendo validade relatos posteriores.

11 - DA PESAGEM

Por seu livre e irrecorrível arbítrio, o árbitro poderá impugnar peças suspeitas que apresentem sinais de adulteração (deterioração, congelamento, marca de rede e etc.), independentemente da aplicação de penalidade prevista na legislação desportiva.

- Os peixes devem chegar na pesagem sem areia ou sargaços podendo à critério do árbitro não serem aceitos.

12 - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Acompanhando a Confederação Mundial, os pontos serão da ordem de (1) ponto para cada grama até o limite de 02 kgs.quando a peça valerá 2.000 pontos, eliminando-se assim o fator sorte.

Para definição da classificação dos Clubes no CAMPEONATO BRASILEIRO, será apurado pela somatória dos pontos do melhor Atleta de cada uma das 04 (quatro) categorias.

Para os efeitos da pontuação para a SELEÇÃO ESTADUAL será feita uma planilha MASCULINA e OUTRA FEMININA onde só se computarão os pontos dos cinco homens e tres mulheres indicados POR CADA FEDERAÇÃO

13 - DOS EMPATES

Os empates serão decididos atendendo a seguinte ordem:

Pelo maior peixe valendo para isso o peso total da peça

Por sorteio. Atenção ao artigo 10 da REGPTF.

 14 - DA PREMIAÇÃO INDIVIDUAL DO CAMPEONATO

- Feminino

- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Masculino - 1º ao 3º lugares

- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Master - 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Senior - 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Peça mais pesada - 01 Troféu

15 - CLUBES CAMPEÕES

- Top 5- 1º ao 5º lugares- 05 troféus.

- Clube mais distante- Pelo Alvará 2017- 01 troféu

16 - ESTADO CAMPEÃO (Por Seleções pré indicadas)

- SELEÇÕES MASCULINAS - 03 troféus da Federação

-SELEÇÕES FEMININAS - 03 troféus da Federação..

O CLUPESIL como maior clube Baiano do evento é responsável pela obtenção de todas as licenças necessárias para a efetivação do evento junto aos Órgãos públicos e encargos previstos na DDI 13, igualmente ao que prevaleceu no CE, BA e PB.

Os Coordenadores locais da prova são Roberto Mendonça e Eduardo Leal e o Diretor é Irineu J. Kloeckner (presidente da CNA) que se subordinam ao Sr. Presidente da CBPDS.

16.2 - Os organizadores e autoridades da competição, não se responsabilizam por perda, danos, extravios ou roubo de bens materiais de concorrentes, visitas e público em geral, durante ou após a realização da prova e também por acidentes que os participantes possam provocar ou sofrer em decorrência de sua presença no evento. As dúvidas ou casos omissos, no presente Regulamento, serão decididos pela CBPDS á luz da REGPTF no que for aplicavel .

Interação com os participantes sobre esta prova somente no Fórum Oficial da Pesca e Lançamento do Brasil onde está um tópico especifico para isto com o nome CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA DE TERRA-FIRME (SURF-CASTING)

PROGRAMAÇÃO BÁSICA

07 setembro Independencia do Brasil 2017 quinta BRASILEIRO EM PERÍODO DE FERIADÃO, podendo os atletas de outros Estados estenderem sua permanência em Ilhéus e com seus familiares conhecerem melhor as belezas locais

"Dia 8 de setembro sexta feira às 18:00h, realização do Congresso Técnico, no Auditório do hotel sede, que esclarecerá o regulamento do Campeonato e efetuará o sorteio das raias para os dois dias de prova após conferir as LICENÇAS DE PESCA de cada concorrente. PRESENÇA OBRIGATÓRIA DO REPRESENTANTE OFICIAL DE CADA CLUBE COM DIREITO DE VOZ, os demais atletas podem assistir a partir do momento em que chegarem, findando com um coffe break para todos os presentes.

No dia 9 de setembro de 2017, sábado, às 08h, na avenida , o hasteamento do Pavilhão Nacional e desfile dos participantes atrás da bandeira dos respectivos clubes e Federações por ordem alfabética de Estados.

No dia 9 de setembro de 2017, sábado, das 12h às 16h30min, na principal da cidade, a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Pesca.

No dia 9 de setembro de 2017, sábado, às 17h15min, início da pesagem do pescado capturado na primeira Prova, em área destinada para este fim, no Hotel sede..

No dia 10 de setembro de 2017, domingo, das 07h às 11h30min, na mesma Praia, a segunda prova do Campeonato Brasileiro de Pesca.

No dia 10 de setembro de 2017, domingo, às 12h15min, início da pesagem do pescado capturado na segunda Prova, em área destinada para este fim, no Hotel sede.

A NOITE, um JANTAR DE ADESÃO e a Solenidade de Premiação do Campeonato Brasileiro com entrega dos troféus e medalhas, no restaurante . NÃO HAVERÁ PREVISÃO DE LIBERAÇÃO DE NENHUM PREMIADO ANTES DO FINAL DA PREMIAÇÃO QUE PODERÁ ESTENDER-SE ATÉ TARDE DA NOITE."

Revogadas as normas da REGPTF já em desuso desde os Brasileiros anteriores e outras que contrariem as disposições deste Regulamento Particular especifico.