CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA DE TERRA FIRME 2018
Individual - Por Clubes - Por Seleções Estaduaid

REGULAMENTO PARTICULAR

1- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

O CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRAS FIRME 2018 (Surf-casting) é sediado pelo Estado de Sergipe, Cidade de Aracajú, através do CLUPESE, responsável pelo apoio logístico no Município sede, duas provas na Praia fronteira a orla de Atalaia - Av. Santos Dumont, com apoio do Governo Municipal de ARACAJÚ, com APOIO DE HOTÉIS INDICADOS, PREF. MUNICIPAL DE ARACAJU, PROACQUA, ETC.

1 – SAN MANUEL PRAIA HOTEL – HOTEL SEDE
Endereço: R. Niceu Dantas, 75 - Atalaia, Aracaju - SE, 49037-470
Telefone: (79) 3218-5200

2 - VIA MAR PRAIA HOTEL
Avenida Santos Dumont, 273 | Atalaia | Aracaju | Sergipe CEP: 49.037-475
Tel: (079) 3216-3650 / (79) 3216-3680 / 98101-6690 / E-mail:reservas@viamarpraiahotel.com.br

3 – SIMAS PRAIA HOTEL
Avenida Santos Dumont, 285 | Atalaia | Aracaju | Sergipe CEP: 49.037-475
Tel: (079) 3243-8600 / E-mail: reservas@simaspraiahotel.com.br

4 – ARARAS PRA HOTEL
Av. Rotary, 125 | Atalaia | Aracaju | Sergipe CEP: 49.037-550
Tel: (079) 3223-4346 / E-mail: reservas@araraspraiahotel.com

5 – HOTEL ORION EXPRESS
Av. Pref. Heráclito Guimarães Rollemberg, 290
Atalaia - Aracaju / SE
Tel: (79) 3248-7067 / E-mail: RESERVAORIONEXPRESS@GMAIL.COM

Sendo integrante do Calendário Desportivo Nacional Brasileiro ocupante do período de 07 a 09/09/2018, respaldado pela REGPTF excetuando-se qualquer de suas normas que contrariem este Regulamento Particular e será arbitrado na forma da Lei dirigido pela CBPDS - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS , sendo regido por este Regulamento Particular e arbitrado pelo Presidente Nacional da CNA - Comissão Nacional de Arbitragem, Sr. Irineu J. Kloeckner, assistido por árbitros da Região Norte/Nordeste e auxiliado por desportistas locais postos a sua disposicão pelas Federações da Região.

2 - DA DEFINIÇÃO

As provas que constituem este Campeonato são tecnicamente definidas da seguinte forma:

A - Modalidade - pesca de linha em praia de água salgada

B - Natureza - variada

C - Estilo - arremesso de fundo

3 - DOS CONCORRENTES , SUA APRESENTAÇÃO E INSCRIÇÃO:

Poderão participar através de seus clubes individualmente Atletas-Pescadores de ambos os sexos, cadastrados na CBPDS como tal por seus Clubes possuidores de Alvará desportivo 2018 da CBPDS de todos os Estados nas seguintes categorias: Masculino - Feminino, , Master (mais de 50 anos) e Sênior (mais de 60 anos), SENDO OPCIONAL À CRITERIO DO CLUBE DO ATLETA A REVERSÃO DE CATEGORIA NESTE CAMPEONATO.

A progressão indevida da categoria sendo descoberta futuramente implica em suspensão administrativa que impede a participação no próximo Campeonato Brasileiro.

A INSCRIÇÃO DO CLUBE OBEDECERÁ AS SEGUINTES FASES:

3.1 – O Clube candidato a participar do Brasileiro até 30 de JUNHO deve fazer chegar na CBPDS a Inscrição padronizada com o rol dos atletas que o representarão, nas categorias MASCULINO - FEMININO - MASTER e SENIOR com seu nome completo, categoria, Xerox da carteira da CBPDS e entre os inscritos A FEDERAÇÃO definir os 5 CINCO homens e 3 MULHERES que constituirão a SELEÇÃO ESTADUAL . Essas fichas deverão ser assinadas pelo presidente da Federação nos Estados vque a tenham.

3.2 – O Clube para estar apto para inscrever-se no CAMPEONATO BRASILEIRO não poderá deixar de incluir no Calendário Desportivo Nacional Brasileiro TODAS AS PROVAS QUE REALIZAR EM SEU ESTADO, á partir de 15.03.2018 estando todos autorizados previamente a participarem das provas abertas tradicionais da Região N NE que são realizadas em SE e AL.

3.3 – OBSERVAÇÕES

CONSIDERANDO: – Tratar-se o presente Campeonato Brasileiro de evento oficial da CBPDS com característica individual e disputa do titulo de CAMPEÃO BRASILEIRO e seguintes das categorias: Masculino, Feminino. Master e Senior, integrado no Projeto PAC-PESCA N/NE da CBPDS, que já provou ser um êxito pelo desenvolvimento trazido a região e continua é DIREITO de todos os atletas amadores filiados participar, no interesse maior do desporto. Isto já levou o Brasil através da CBPDS a conquistar o inédito titulo de CAMPEÃO MUNDIAL DE PESCA MASCULINA em 2017 no Mundial da Africa do Sul.

Nos Estados em que existem Federações regulares filiadas a CBPDS os clubes neles sediados só poderão enviar suas inscrições se estiverem regularmente filiados as mesmas e de posse do Alvará desportivo de 2018 e através das mesmas cujos presidentes deverão firmas juntamente as fichas de inscrição..

CADA FEDERAÇÃO ESTADUAL DEVERÁ INSCREVER 05 HOMENS (Masculino - entenda-se MASC. MASTER e SENIOR.) e 03 MULHERES (Feminino) PARA DISPUTAR O CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS QUE CORRERÁ EM PARALELO COM O DE CLUBES E OS INDIVIDUAIS TENDO PONTUAÇÃO DISTINTA

Não serão Aceitas às Inscrições sem o Respectivo Pagamento, Que deverá estar depositado na Conta da CBPDS sem Parcelamento.

O Número de Atletas de Cada Clube ou Federação Será Computado pelo Número de Inscrições Pagas no prazo que klhes foi concedido..

HIPERLINK DA FICHA DE INSCRIÇÃO

3.5 - VETOS : NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE :

3.6 - De Pescadores que tenham sido ativistas como dirigentes ou promotores de qualquer ONG que se contraponha a direção nacional da pesca pela CBPDS ou suas Federações filiadas, filiados a essas organizações ou a partir de 01.06..2018 participem de qualquer atividade. O clube que admitir qualquer uma dessas pessoas em suas provas perde seu direito de participação, o titulo de Clube do Ano e outras benesses da CBPDS (Ex. presentes natalinos).

3.7 - Qualquer atleta que participar em 2018 após 01.06..2018 , de Gincanas não liberadas pela CBPDS estará fora do o Brasileiro e for descoberto esse tipo de participação, será excluído do Campeonato sem direito de devolução da taxa de inscrição porventura já paga. O mesmo critério se aplicará aquele que promover de qualquer forma a realização de competições não integrantes do Calendário Nacional inclusive pela Internet, por serem prejudiciais a organização desportiva oficial de Clubes, Federações e da CBPDS, inclusive desviando valores desportivos e eventuais patrocinadores do sistema desportivo oficial brasileiro de alto rendimento.

3.8- Para ser sorteado o atleta deverá no momento do SORTEIO apresentar xerox de sua LICENÇA DE PESCA atualizada ao Árbitro responsavel, caso não tenha juntado xerox da mesma na inscrição e posteriormente portar a original nas provas.

4 - DA DURAÇÃO DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro composto por duas provas terá a duração de 4 horas e 30 minutos cada uma, , principiando e terminando com um sinal sonoro (morteiro).

5- DA RAIA E DOS BOXES

A raia de pesca será dividida em tantos boxes quanto for o nº de Atletas inscritos sequencialmente por categoria. Os boxes serão numerados em ordem crescente da esquerda para a direita de quem olha para o mar, sendo o sorteio dos boxes realizado previamente na REUNIÃO DE HOMOLOGAÇÕES que será realizadA no Hotel SEDE ( á confirmar) sob comando do Presidente da CNA-BRASIL e haverá uma mudança de setor após 02 (duas) horas de prova tanto na 1ª quanto na segunda etapa com trinta minutos de intervalo para a troca e as categorias disputarão separadas em raia sequencial para maior igualdade.

5.1 - Paratletas cadeirantes não sortearão e serão alocados no box fronteiro a entrada da raia que mais facilite seu desempenho e terão direito a um assistente para ajuda-los em seus deslocamentos e transporte de equipamento.

6 - DO EXERCÍCIO DA PESCA

A pesca será efetuada exclusivamente dentro do boxe demarcado para cada Atleta , que terá o mínimo admitido pela REGPTF, podendo ser aumentada por determinação do Árbitro titular em função de tempo, vento e mar, não podendo o concorrente ocupar ou passar para outro boxe, mesmo que esse esteja desocupado (exceto para recolher uma peça fisgada, quando todos os demais pescadores deverão facilitar a captura do peixe). Cada pescador deverá utilizar por vez uma só vara de pesca, podendo manter (em distancia da conveniência do concorrente dentro do box), até outras 02 (duas) montadas com dois anzóis iscados cada uma. Serão válidos os peixes capturados dentro da TABELA DE TAMANHOS MINIMOS VIGENTE e os que nela não constarem devem ter no mínimo 15 (quinze) centímetros, excetuando os Baiacus , Maria da toca, Macacos, Mamareis, Farnangaios, raias e cações. Os peixes capturados por dois ou mais pescadores, serão colocados à parte até o final da prova para posterior divisão dos pontos entre aqueles que o capturaram pela boca, os peixes deverão ser colocados em baldes de propriedade dos atletas, com água visando sua conservação (os recipientes deverão ficar à vista dos fiscais). Os ferrões dos bagres e porcos (Cangulos), imediatamente após a captura terão de ser cortados na base sem deixar cotoco (critério da CNA) na oportunidade DO RODIZIO e ao final de cada prova ou o peixe não será válido. Peças acima de 3 Kg disporão de prorrogação de até 20 minutos para recolher a peça, não o fazendo a mesma será nula.

Devido as características da praia , os suportes de vara (secretarias/esperas) devem ser mantidos acima da linha d'água correspondente ao avanço das ondas, admitindo-se que durante o recolhimento o atleta se posicione entre as linhas do recuo e do avanço.

É proibido sob pena de nulidade das peças da etapa entrar na água.

6.1 - Os Atletas do Brasileiro estão obrigados ao uso do uniforme oficial de seus clubes para poder pescar e receber premiação. O Atleta que não se apresentar com uniforme (Bermuda/calça- Camisa (manga curta ou comprida) - Boné) perde os pontos e a premiação passa para o classificado seguinte. O Boné sem propaganda, modelo UV da Marcatto usado pela Seleção Brasileira de Surf-casting esta liberado para uso.

6.2 - O Atleta que depois da demarcação da raia treinar no local ou fizer arremessos na água (mesmo sem anzóis) será sumariamente desclassificado.

6.3 - O atleta que arremessar invadindo a área correspondente ao box alheio, ou que a invasão seja provocada por avanço da correnteza, é obrigado a recolher a linha para fazer novo arremesso (Art. 12.8 da REGPTF).

6.4 - Só o concorrente pode transportar seus equipamentos para o setor de pesca e no rodízio, à exceção dos com problema físico comprovado perante a arbitragem na Reunião Técnico dia 07.10 na forma do Art. 12.2 da REGPTF.

7 - DA PESAGEM

O inicio da prova, fim e inicio das etapas para o rodízio e fim da prova em cada dia serão determinados por explosão de morteiros. Ao término da etapa para o rodízio e ao fina prova o saco de peixe deve ser LACRADO e conduzido imediatamente pelo Atleta até o local onde estará o recipiente coletor destinado a cada categoria de onde A ORGANIZAÇÃO fará o transporte para a PESAGEM.

Os atletas sob pena de desclassificação devem entrar e sair da praia exclusivamente pela entrada da raia determinada no Congresso Técnico, proibido durante a prova sair da praia.

8 - DO MATERIAL DE PESCA

O material de pesca permitido é o seguinte:

- Varas de pesca de tamanho livre

- Carretilha ou molinete de qualquer tipo ou procedência

- Até 02 (DOIS) ANZÓIS convencionais de ponta única de tamanho minimo 07 mm pelo gabarito da CBPDS.

- Linha livre.

- Chumbadas de peso superior a 50 gramas - Haverá pesagem com balança de precisão de 01 grama pela arbitragem durante a prova a critério da arbitragem, se o chumbo não tiver 50 gramas os peixes da etapa serão anulados.

- Anzóis - tamanho mínimo 07 mm medida da ponta a haste pelo Gabarito da Confederação Mundial de Pesca, se o anzol "passar" (critério do Árbitro) os peixes da etapa serão anulados. Só o gabarito com o símbolo da CBPDS e por ela fabricado que contem sua logomarca é aceito para aferimento dos anzóis.

- bicheiros e puçás

- Esperas livres

- Até dois flutuadores de no máximo 15 mm por chicote .

- BALDE OBRIGATÓRIO (De responsabilidade do concorrente trazer, deve ser mantido permanentemente com água do mar)

OBS: A ORGANIZAÇÃO FORNECERÁ SACOS PLÁSTICOS A TODOS.

9 - DAS ISCAS

A isca que é responsabilidade de cada concorrente trazer será exclusivamente o camarão morto introduzido dentro da raia inteiro, admitindo-se estar sem cabeça e descascado. É proibido sob pena de desclassificação sumária adicionar produtos químicos, aromáticos ou óleos às iscas.

10 - DA ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO

o Campeonato será arbitrado pelo Presidente Nacional da CNA - Comissão Nacional de Arbitragem, Sr. Irineu J. loeckner, assistido por árbitros da Região Norte/Nordeste e auxiliado por desportistas locais postos a sua disposicão pelas Federações da Região.

O Árbitro poderá a qualquer tempo exercer sua função, fazendo revistas na entrada e saída da raia, medindo anzóis com o GABARITO OFICIAL DA CBPDS identificado com o logo da Confederação ou pesando chumbadas com balança de precisão, sendo proibido ter na praia anzóis e chumbos fora das medidas regulamentares, sendo suas decisões são irrecorríveis.

OBS: Eventuais constatações de infrações técnicas ou disciplinares conduta devem ser relatadas pelos auxiliares da arbitragem ao Árbitro titular durante a competição, não tendo validade relatos posteriores.

11 - DA PESAGEM

Por seu livre e irrecorrível arbítrio, o árbitro poderá impugnar peças suspeitas que apresentem sinais de adulteração (deterioração, congelamento, marca de rede e etc.), independentemente da aplicação de penalidade prevista na legislação desportiva.

- Os peixes devem chegar na pesagem sem areia ou sargaços podendo à critério do árbitro não serem aceitos.

12 - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Acompanhando a Confederação Mundial, os pontos serão da ordem de (1) ponto para cada grama até o limite de 02 kgs. Quando a peça valerá 2.000 pontos, eliminando-se assim o fator sorte.

Para definição da classificação dos Clubes no CAMPEONATO BRASILEIRO, será apurado pela somatória dos pontos dos 3 melhores Atleta de cada uma das 04 (quatro) categorias.

Para classificação do único clube campeão do GRAND SLAM da pesca considera-se a somatória de um atleta de cada uma das 4 categorias sendo do mesmo Clube e préviamente indicado por cada Clube( Até 16/07/2018 ) . - 01 Troféu Para os efeitos da pontuação para a SELEÇÃO ESTADUAL será feita uma planilha MASCULINA e OUTRA FEMININA onde só se computarão os pontos dos cinco homens e tres mulheres indicados previamente na inscrição POR CADA FEDERAÇÃO

A Ficha preenchida para o GRAND SLAM deve ser remetida para o Presidente da CNA , Sr. Irineu, no prazo acima indicado.

13 - DOS EMPATES

Os empates serão decididos atendendo a seguinte ordem:

Pelo maior peixe valendo para isso o peso total da peça

Por sorteio. Atenção ao artigo 10 da REGPTF.

14 - DA PREMIAÇÃO INDIVIDUAL DO CAMPEONATO

Categoria Masculino:- 1º ao 6º lugares - 06 troféus

Categoria Feminino:- 1º ao 5º lugares - 05 troféus

Categoria Master:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

Categoria Sênior:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

DESTAQUE:Peça mais pesada: - 01 Troféu

15 - CLUBES CAMPEÕES: PELA SOMA DOS 3 MELHORES ATLETAS DE CADA CATEGORiA

Categoria Masculino:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

Categoria Feminino:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

Categoria Master:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

Categoria Sênior:- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

Clube mais distante- Pelo Alvará 2018 - 01 troféu

16 - ESTADO CAMPEÃO (Por Seleções pré-indicadas)

Seleções Masculinas:- 1º ao 3º lugares - 3 troféus para a Federação Seleções Femininas:- 1º ao 3º lugares - 3 troféus para a Federação.

TROFÉUS DAS SELEÇÕES ESTADUAIS

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018 INTER-SELEÇÕES
SELEÇÃO CAMPEÃ BRASILEIRA MASCULINA

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018 INTER-SELEÇÕES
SELEÇÃO VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA MASCULINA

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018 INTER-SELEÇÕES
SELEÇÃO 3º LUGAR MASCULINO

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018 INTER-SELEÇÕES
SELEÇÃO CAMPEÃ BRASILEIRA FEMININA

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018 INTER-SELEÇÕES
SELEÇÃO VICE CAMPEÃ BRASILEIRA FEMIN INA

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA EM TERRA FIRME 2018INTER-SELEÇÕES

SELEÇÃO 3º LUGAR FEMININO

Clube mais distante- Pelo Alvará 2018- 01 troféu

O CLUPESE como clube local e sede do evento é responsável pela obtenção de todas as licenças necessárias para a efetivação do evento junto aos Órgãos públicos e encargos previstos na DDI 13, igualmente ao que prevaleceu no CE, PB e BA

O Coordenador local da prova é PAULO CRISPIM e o Diretor é Irineu J. Kloeckner (presidente da CNA) que se subordinam ao Sr. Presidente da CBPDS.

16.2 - Os organizadores e autoridades da competição, não se responsabilizam por perda, danos, extravios ou roubo de bens materiais de concorrentes, visitas e público em geral, durante ou após a realização da prova e também por acidentes que os participantes possam provocar ou sofrer em decorrência de sua presença no evento. As dúvidas ou casos omissos, no presente Regulamento, serão decididos pela CBPDS á luz da REGPTF no que for aplicavel .

Interação com os participantes sobre esta prova somente no Fórum Oficial da Pesca e Lançamento do Brasil onde está um tópico especifico para isto com o nome CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA DE TERRA-FIRME (SURF-CASTING)

PROGRAMAÇÃO BÁSICA

07 setembro Independencia do Brasil 2018 sexta BRASILEIRO EM PERÍODO DE FERIADÃO, às 16:00h, realização dA REUNIAO DE HOMOLOGAÇÕES, no Auditório do hotel sede, que esclarecerá o regulamento do Campeonato e efetuará o sorteio das raias para os dois dias de prova OS PRESIDENTES SERÃO OS UNICOS COM DIREITO DE VOTO EM SUA AUSENCIA O DIREITO DE VOTO SERÃO DOS VICE-PRESIDENTES, os demais atletas podem assistir a partir do momento em que chegarem.

07 setembro - Independência do Brasil 2018 – sexta-feira17:00 H, realização do Congresso Técnico, no Auditório do Hotel Sede, que esclarecerá o regulamento do Campeonato e efetuará o sorteio das raias para os 2 (dois) dias de prova após conferir as LICENÇAS DE PESCA de cada concorrente. PRESENÇA OBRIGATÓRIA DO REPRESENTANTE OFICIAL DE CADA CLUBE COM DIREITO DE VOZ. Os demais atletas podem assistir a partir do momento em que chegarem.8 de setembro – sábado08:00 H, na Orla de Atalaia - Desfile dos participantes com as bandeira dos respectivos Clubes e Federações por ordem alfabética de Estados e hasteamento da Bandeira e do Hino Nacional.11:00 H Autorizada a Entrada nos Boxes.12:00 H às 16:30 H – Início da primeira prova, com rodízio da 1ª Etapa às 14:00 H.17:30 H – Início da pesagem da primeira prova, em área destinada para este fim na própria praia.09 de setembro – domingo07:00 H às 11:30 H – Início da segunda prova, com rodízio da 1ª Etapa às 09:00 H.12:30 H - Início da pesagem da segunda Prova, em área destinada para este fim na própria praia.17:00 H - Solenidade de Premiação, com entrega dos troféus e medalhas.

Revogadas as normas da REGPTF já em desuso desde os Brasileiros anteriores e outras que contrariem as disposições deste Regulamento Particular especifico.

OBSERVAÇÕES:

A - Os Clubes devem levar um bastão de exatos 3,50 metrosa para portar sua bandeira no Desfile e Solenidades;

B - Os desportistas que possuem a Medalha ou Cruz do Mérito Desportivo estão obrigados a usa-las no Desfile e Solenidadess na frorma de seu regulamento.

C - Após o decurso de algum tempo a CBPDS publicara resultados e fotos no site oficial em www.cbpdscmas.com

O REGULAMENTO E A DEFINIÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS, E SEUS RESPECTIVOS PREMIOS É COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DA PRESIDÊNCIA E DIRETORIA DA CBPDS. A ENTIDADE DO ESTADO SEDE FORNECERÁ AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA DEFINIÇÃO DOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DO CAMPEONATO FORNECENDO O NECESSÁRIO APOIO À ATUAÇÃO DA DIREÇÃO DA CBPDS E CNA, AD REFERENDUN DA DIRETORIA CBPDS.

PALAVRAS DO PRESIDENTE:

Companheiros,

Eu desejo a todos um Campeonato exitoso, Justo e Perfeito onde as bençãos do Grande Arquiteto do Universo sejam para todos e suas familias.

Nosso Brasil está passando um periodo dificil , mas se cada um de nós fizer a sua parte mais rápido voltaremos à normalidade.

Reafirmo meu compromisso de enquanto vivo cumprir meu Dever de dirigir o bom esporte. Já somos CAMPEÕES DO MUNDO.

Ajudem-me, A BANDEIRA ESTÁ DE PÉ.

Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da CBPDS

___________________________________________________________________________________________________________________________

RESULTADOS GERAIS HOMOLOGADOS DIA 11/09/2018 SEM OCORRÊNCIAS DICIPLINARES