DDis
GESTÃO PARTICIPATIVA

Senhores desportistas,

Tomando como exemplo o artigo 21 letra P do CTAPTF (Código dos Torneios Abertos de Pesca em Terra Firme) e outros, publicados em 2001, reiteramos então o que nossas normas pedem desde 1998:
SIC:

"P) Qualquer concorrente que desejar contribuir para o aprimoramento da Pesca Desportiva Brasileira poderá entregar por escrito sua sugestão ao Árbitro que a anexará em seu Relatório;"

Dessa forma, que é um verdadeiro FALE COM O PRESIDENTE , as Federações , os Clubes, os Árbitros e os Atletas organizados, que deram importância e atenderam ao pedido da CBPDS publicado desde então, enfatizado em 2001 e permanente apelo por colaboração constando de nosso site e nos Códigos que todos manuseiam no dia-á-dia, no decurso dos anos que intercalam nossas reformas periódicas (geralmente bienais), vem contribuindo, enviando diretamente suas observações e sugestões para a CBPDS, tendo todas a devida atenção. Assim, contribuiem e participam da modernização das normas que vem regendo as atividades da CBPDS e proporcionam a evolução da prática desportiva do País.

Essa metodologia de trabalho permite estudos permanentes por parte da CBPDS que são muito mais objetivos do que seriam simples, onerosas e esparsas reuniões de trabalho, onde palpites sem base cognitiva de ambito nacional, surgem como soluções milagrosas, mais fundados em "achalogia" de última hora, por parte geralmente de alguém que se omitiu por anos e deseja aparecer como um artista perante seus pares de momento. A história passada já comprovou que tal procedimento é submeter a Entidade a experiencias que conduzem à desagregação e ao desastre administrativo. A CBPDS não é e nunca será um palco.

NÓS ADOTAMOS A GESTÃO PARTICIPATIVA permanente , onde ao curso do tempo se ouvem os filiados de todos os níveis , Federações, Clubes e Atletas, e que por seus objetivos nobres descarta totalmente o estrelismo de eventuais alpinistas politico-desportivos que surgem periódicamente e como artistas, fazem malabarismos procurando envolver seus pares de momento a empunharem bandeiras que não são aquelas que construiram a Pesca e Mergulho moderna que temos hoje e que exigiu muito sacrificio e trabalho de gerações de desportistas. Evitar isso e manter o equilibrio é principio pétreo de nossa Entidade e nosso Dever.

O que assim construimos juntos, exigiu muito sacrificio e trabalho de gerações de desportistas. A "Gestão Participativa", da qual fomos os pioneiros na implantação no esporte brasileiro foi coroada de exito sendo geradora dos padrões de excelencia que tem sido comprovados pelo sucesso das cores brasileiras nos certames sulamericanos e mundiais e que administrativamente vem nos possibilitando manter nossa Confederação como a mais moderna entre todas as Entidades Federais de Administração Desportiva do Brasil , sem qualquer apoio governamental para essa finalidade. Nosso segredo ? - TRABALHO.

Técnicamente , ano após ano ,acompanhamos as têndencias do esporte brasileiro e internacional . modernizando o que é nosso a cada dia preparamos de forma adequada nossos Atletas. Não é missão fácil , existem os que compreendem e colaboram e existem os que falam muito, e só sabem criticar, desmerecem e tratam outros de forma indelicada querendo impor liderança que nunca tiveram e não colaboram com nada. Fazendo jús realmente ao velho adágio popular: Quem mais reclama é quem menos trabalha. Forma comoda de cobrir o sol com a peneira para justificar o próprio insucesso. - LIDERANÇA não se impõe, se conquista com muitos anos de trabalho e realizações, é saber admitir os próprios erros. Liderança é destacar-se pela inteligencia e cultura e saber tratar os outros com urbanidade e respeito.

De nossa parte, temos cumprido nossa missão, continuando a manter a CBPDS no patamar que já conquistou o respeito e a admiração de todo o mundo, projetando o Brasil internacionalmente na politica desportiva, onde este Presidente da CBPDS veio a ser o primeiro Americano a ser eleito dirigente na CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DE PESCA , conquistando o honroso posto de Vice-Presidente da Entidade Mundial , isso agradeço a todos e aceitei para melhor poder defender os interesses do esporte de nosso País e Continente como o praticamos e que nunca teve um americano em tão elevado posto diretivo - "o segundo do mundo" . Alí estamos defendendo nossa "Escola Técnica" ou em jargão de pescador - "Nosso Peixe".

Isso espelha a imagem conquistada por nossa CBPDS com seu trabalho e principios democráticos perante a Comunidade Desportiva Internacional. Dedico essa VITÓRIA aos que vem colaborando anonimamente e vendo que suas sugestões construtivas, na medida do possível , vem sendo aproveitadas em beneficio de todos.

Atendendo aos anseios da maioria de nossos filiados, nossas novas Normas e Regras Desportivas (DDIs) estão como sempre on-line em:

http://www.cbpds.com.br/html/regras.htm

A história nos ensina que qualquer trabalho , como nossas "Normas e Regras", contraria sempre uns poucos interesses pessoais e locais, em certos casos regionais. Compreendemos que isso por parte de uns é natural da inexperiência decorrente de uma visão limitada de alguns pela fronteira da respectiva área de atuação municipal ou estadual , mas por parte de outros reflete bairrismo, ambições, ansia de poder. É NOSSO DEVER ADMINISTRAR A CBPDS DISTRIBUINDO JUSTIÇA e isso se faz gerindo de forma a atender todos os filiados , do SUL ou do NORTE/NORDESTE, sem distinções. - Jamais contem conosco para discriminar quem quer que seja , dedicamos nossa vida ao compromisso que assumimos - O homem perante nossa Constituição tem iguais direitos e obrigações , mais do que isso , É IGUAL PERANTE DEUS. O Atleta seja de que região for deve ser respeitado, e isto aplicamos e exigimos de nossas Federações filiadas.

A CBPDS é uma Confederação que administra a Pesca e o Mergulho do Brasil, sendo consequentemente seu trabalho técnico e político-desportiva amplo , de âmbito nacional e igual para todos , nosso Dever e fidelidade primária é para com todos os filiados do território nacional.

Como fazemos a muitos anos, ajustamos bienalmente nossas normas, fazendo nesta época sua modernização, ao consolidar as distintas decisões da direção da CBPDS oriundas das experiencias de raia , administrativas e politico-desportivas, analizadas e filtradas desde 2001.

Aproveitando as experiências e sugestões de nossos filiados e Árbitros, nossa Equipe de direção no curso do exercicio findo (2003), trabalhou com afinco e concluiu a consolidação das colaborações, modernizando de nossas leis internas, para as necessidades da realidade atual, possibilitando-lhes iniciar 2004 com Regras e Normas atualizadas.

Para poder publicar as normas que entram em vigor neste primeiro dia do ano, todo o pessoal da CBPDS trabalhou de forma exaustiva, virando noites, até sacrificando suas relações familiares nas festas de fim de ano , mas agora relaxamos com a certeza do dever cumprido e da satisfação geral ; afinal , a quase totalidade das Federações brasileiras contribuiu para esse trabalho. Também colaboraram Árbitros , todos os Presidentes Regionais da CNA, Clubes, Atletas e até "pescadores Avulsos. Foram como sempre aproveitadas as sugestões que melhor se prestaram para a realidade organizacional de nossos desportos.

AGRADECEMOS AOS QUE ATENDERAM NOSSO PEDIDO DE COLABORAÇÃO PERMANENTE E QUE DESDE O EXERCICIO DE 2001 CONTRIBUIRAM COM SUAS OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES.

As novas DDIs e REGRAS são a resposta da CBPDS a todos que trabalharam em prol do ESPORTE

Recordamos que juntos constituimos a CBPDS, uma Confederação que deu pioneiramente ao Brasil, entre outros, cinco títulos de CAMPEÕES SULAMERICANOS , um titulo de CAMPEÃO PANAMERICANO e cinco de CAMPEÕES MUNDIAIS , e nossa competência está comprovada.

Unidos estamos construindo nossos desportos da forma que consideramos mais justa e perfeita.
 Obrigado pela atenção.

01 de janeiro de 2004

Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da CBPDS

...................................................................................................................................................

EVOLUÇÃO DAS REGRAS E NORMAS (1)

Depois dessa "Mensagem" de nosso Presidente mostrando como é feito o trabalho, surgiram como é natural no curso dos anos seguintes, situações emergentes do progresso desportivo e da situação econômico-financeira de nosso Pais, que justificam modernizações de ordem tecnica e politico-administrativa, resultantes de criteriosos estudo de situações de âmbito nacional por nossa Diretoria, sendo ouvidos Presidentes de Federações, Clubes e atletas com base nos pedidos de sugestões constantes das Regras e Códigos que as geram e periódicamente chegam na CBPDS encaminhadas junto a Relatórios dos eventos realizados - OS ESTUDOS PROSSEGUEM E O QUE É NECESSÁRIO SE APLICA e continuamos crescendo com os pés no chão e preservando a autoridade do Sistema Desportivo, por isso é importante que todos acessem sempre esta página e acompanhem os aperfeiçoamentos que entram em vigor na data de suas publicações. ESTAMOS NO RUMO CERTO e o Brasil será sede do primeiro Campeonato Mundial de Pesca por Seleções Nacionais do Continente Americano em 2007 e Mundiais de outras disciplinas nas quais temos interesse (Casting - Pesca Oceanica, etc).

 É LIDERANÇA MUNDIAL construida com amor ao esporte e muito trabalho pelo homem que nos preside.

Em nome da Diretoria da CBPDS, muito obrigado pela atenção.

30/08/2006

Cel CARLOS ALBERTO BASTOS MOREIRA
Diretor Técnico da CBPDS

...................................................................................................................................................

COMUNICADO 27/11/2007:

COMUNICAMOS que a REGPTF / CTAPTF / REGLAN / REGLANCAR / REGLANFB , com sugestões chegadas de parte de Presidentes de Federações , membros da CNA / Assessores da Presidencia e desportistas interessados em "somar" , foram reeditadas e modernizadas. Estão com critérios mais liberais à vista de uma maior aproximação com as tendencias internacionais verificadas no Mundial de outubro/2007 e regionais do Brasil, foram aprovados nesta data novas versões e já estão devidamente publicadas abaixo, estando em pleno vigor. O trabalho relativo as Regras e Códigos continua.

Dr. MARCELO SOUTO DE CASTRO
Diretor Juridico da CBPDS

...................................................................................................................................................

COMUNICADO 28/01/2008:

COMUNICAMOS que , com sugestões chegadas de parte de Árbitros Oficiais da CNA e desportistas interessados em "somar" , foi aprovada nesta data a DDI 22 que defende a lisura de processos seletivos e a integridade competitiva dos atletas em provas dos Calendários Estaduais e Nacionais, publicada abaixo para ciencia nacional está em pleno vigor devendo ser severamente observado seu cumprimento por todos.

Dr. MARCELO SOUTO DE CASTRO
Diretor Juridico da CBPDS

...................................................................................................................................................

COMUNICADO 18/03/2009:

COMUNICAMOS que , com sugestões chegadas de parte de Árbitros Oficiais da CNA, foi aprovada nesta data decisão de que prevalece para os Códigos (CTs) da CBPDS a "clausula vinculante" para os principios estabelecidos a partir do CTAPTF que está em pleno vigor devendo ser severamente observado seu cumprimento por todos.

Dr. MARCELO SOUTO DE CASTRO
Diretor Juridico da CBPDS

 

As competições oficiais integrantes do Calendário Desportivo Nacional brasileiro são padronizadas pela CBPDS em sua forma de promoção e desenvolvimento. Graças à êsse procedimento o Atleta -pescador e mergulhador de nosso país, vinculado à CBPDS, tem sido um exemplo para todo o mundo. Por isso a CBPDS tem obtido de forma crescente resultados cada vêz melhores para o Brasil. As Regras e Códigos apresentados nesta seção proporcionam a formação do praticante, desde sua estréia como competidor preparando-o para atuar corretamente e diferenciando as competições de alto nível daquelas sem maior expressão técnica . Caso deseje ler as Regras e Normas clike naquela que desejar. Desejando imprimir nossos documentos configure sempre sua impressora para papel tamanho 21 x 33.

DDI nº 01/2020

 

Revoga todas as anteriores DDIs da CBPDS e aprova procedimentos administrativos para relacionamento com as Federações filiadas, Clubes, Atletas e normativas para o funcionamento dos desportos que dirige no país.

DDI nº 02/2020

 

Aprova novas Regras e Códigos de adoção obrigatória para os eventos desportivos da alçada CBPDS realizados no território nacional brasileiro.

 

·        REGAPNÉIA (Regra da Apnéia)

·        REGPTF (Regra da Pesca em Terra Firme)

·        REGPEM (Regra da Pesca Embarcada)

·        REGLAN (Regra do Lançamento) - 2008

·        REGLAN - FÓRMULA BRASIL (Regra do Lançamento)

·        REGLANCAR (Regra do Lançamento com carretilha)

·        REGBRA (Regra Brasil de Lançamento Livre - Long Casting)

·        Planta da Cancha Oficial de Lançamento (Casting)

·        REGPIA (Regra da Pesca com Iscas Artificiais)

·        REGPOC (Regra da Pesca Oceânica)

·        CTAPTF (Código dos Torneios Abertos de Pesca em Terra Firme)

·        CTAPE (Código dos Torneios Abertos de Pesca Embarcada)

·        CTAPPLAT (Código dos Torneios Abertos de Pesca em Plataforma - Pier)

·        CTDSUB (Código dos Torneios de Desportos Subaquáticos)

·        TABELA DE PONTOS CBPDS I PARA APURAÇÃO DE PROVAS DESPORTIVAS

·        TABELA DE PONTOS CBPDS II PARA APURAÇÃO DE PROVAS DESPORTIVAS

·        TÁBUA DE PENALIDADES PARA INFRAÇÃO DAS NORMAS DE COMPETIÇÕES.

 

DDI nº 03

Institui o Alvará de Autorização para realização de Competições , como um dos veiculos de cobrança da manutenção devida à CBPDS.

DDI nº 04

Normatiza a elaboração do Calendário Desportivo Nacional.

DDI nº 05

Aprova novo Regimento da CNA - COMISSÃO NACIONAL DE ARBITRAGEM.

DDI nº 06

Define as categorias oficiais por faixa-etária e sua forma de atuação.

DDI nº 07

Estabelece critérios para transferência e reversão de Atletas.

DDI nº 08

Institui o ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DESPORTIVO para Clubes como parte integrante da manutenção devida a CBPDS .

DDI nº 09

Aprova novas normas para o CONCURSO ANUAL que elege os CLUBES DO ANO.

DDI nº 10

Regulamenta a aplicação das ESTRELAS DE HONRA e do brasão da MEDALHA E CRUZ DO MÉRITO DESPORTIVO.

DDI nº 11

Confirma as prerrogativas vitalícias para os agraciados com a "MEDALHA E CRUZ DO MÉRITO DESPORTIVO".

DDI nº 001

Dispõe sobre a organização dos Campeonatos Brasileiros de Pesca e Lançamento / Seleções e as condicionantes para participar dos mesmos.

DDI nº 002

Regula a realização do Campeonato Brasileiro de Clubes.

DDI nº 14

Aprova o Regulamento Particular para organização do Campeonato Brasileiro de Pesca por Clubes em Água Doce.

DDI nº 15

Aprova nova regulamentação para as TABELAS DE RECORDES BRASILEIROS.

DDI nº 16

Confirma livro para classificação dos espécimens de água salgada objetivando os pedidos de homologação de Recordes Brasileiros e orientação técnica em geral.

DDI nº 17

Mantem normas para utilização da propaganda no uso dos uniformes dos Atletas .

DDI nº 18

Regula prazos para encaminhamento à CBPDS dos expedientes que lhe forem dirigidos por intermédio das Federações filiadas e para respostas eventuais da CBPDS.

DDI nº 19

Assinala prazo limite para interposição de recurso administrativo a Diretoria da CBPDS.

DDI nº 20

Normatiza a forma de obtenção de licença para autorização para excursionar ao exterior e o dever de apresentação de Relatório

DDI nº 21

Aprova as normas reguladoras do vínculo da CBPDS para com as Escolas/Cursos de Mergulho e Instrutores.

DDI nº 23

Estabelece medidas disciplinares e administrativas automáticas para aplicação em ocorrências nas competições oficiais de Pesca e Lançamento.

DDI nº 24

Face conflito modifica redação do art. 1.3 da DDI nº 007.

 

TABELA DE TAXAS DA CBPDS
(Valida até substituição futura)

 

TABELA DE TAXAS DE ARBITRAGEM DA REGIÃO SUDESTE

 

TABELA DE TAXAS DE ARBITRAGEM DA REGIÃO SUL

 

MATRIZES PADRONIZADAS
 PARA DIVERSOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Matrizes diversas de interesse das Federações e Clubes filiados

Matriz de requerimento de cadastramento na CNFVS.

Matriz de ficha de apuração de Torneio Aberto (Gincana) de Pesca.

Matriz de ficha de escalação de Árbitro da CNA.

Em construção
Aqui estão sendo preparadas fichas para uso dos interessados

.

LEIS DIVERSAS ESPECIFICAS
Pesca & Mergulho

Exemplo de Lei já em vigor:
Municipio de Maricá - Rio de Janeiro - RJ
(Lei 1861/2000 - Cursos e Eventos)

Exemplo de Lei já em vigor:
Municipio de Angra dos Reis - Rio de Janeiro - RJ
(Lei 1001/2000 - Cursos e Eventos)

Já tem mais uma Lei semelhante sendo proposta no
Municipio de (...EM BREVE...)
É mais um Prefeito e Vereadores de visão.

Progressivamente vem acabando a desinformação e o sistema oficial conquista seu espaço. Várias leis benéficas encontram-se sendo preparadas para publicação neste espaço

.

EXTRATO DE LEIS RELATIVAS Á PESCA E AO MEIO AMBIENTE - IBAMA

VAMOS DEFENDER NOSSO PEIXE
O pescador esportivo não é "predador" nem aceita ser o "boi-de-piranha" , vamos mostrar quem preda e colaborar com o IBAMA para preservar nossa área de atuação - DENUNCIE.

DENÚNCIA ON-LINE

 

Voltar